Dinâmicas Adventista


Alimentos

01 — Que sabor tinha o maná?
Resposta: Êxodo 16:31

02 — Que alimentos os corvos trouxeram para o profeta Elias?
Resposta: II Reis 17:6

03 — Qual a única parte do Pai Nosso que é um pedido?
Resposta: Mateus 6:11

04 — De que se alimentava João Batista no deserto?
Resposta: Marcos 1:6

05 — Com que Jesus alimentou cinco mil pessoas?
Resposta: Lucas 9:13

06 — Quem enviou ao governador do Egito um presente de nozes e amêndoas?
Resposta: Gênesis 43:11

07 — Por que Deus proibiu os hebreus de comer porco?
Resposta: Levítico 11:7

08 — Com que sonhou um dos midianitas antes que Gideão e seu exército os atacassem?
Resposta: Juízes 7:9-14
 
09 — Que alimento Jesus tomou com seus amigos pouco depois da ressurreição?
Resposta: João 21:9

10 — Quem enviou seus filhos para comprar alimento em um lugar muito distante?
Resposta: Gênesis 42:1, 2

11 — No deserto, os israelitas ansiavam por certa fruta. Qual era?
Resposta: Números 11:5

12 — Que cereais Rute colheu no campo de Boaz?
Resposta: Rute 2:21-23

13 — A quem foi dada a ordem de comer um livro?
Resposta: Apocalipse 10:9

14 — Que frutas trouxeram os espias de Canaã?
Resposta: Números 13:23, 24

15 — Quem pediu cinco pães a um sacerdote?
Resposta: I Samuel 21:1-3

16 — Com que alimento sonhou o copeiro de Faraó?
Resposta: Gênesis 40:9, 10

17 — Na véspera de sua saída do Egito, que comeram os israelitas?
Resposta: Êxodo 12:8

18 — Quem deu alimento em troca de cavalos?
Resposta: Gênesis 47:17

19 — Quando Davi levou queijo para presentear alguém?
Resposta: I Samuel 17:18

20 — Quando quatro vegetarianos ganharam um concurso de saúde?
Resposta: Daniel 1:11-16

21 — A que rei foi dado alimento diariamente, por toda a sua vida, na mesa do rei da Babilônia?
Resposta: Jeremias 52:31-33

22 — Que pessoas não lavavam as mãos antes de comer?
Resposta: Mateus 15:2

23 — Por que alimento Esaú vendeu a sua primogenitura?
Resposta: Gênesis 25:34

24 — Em que texto bíblico é mencionado o comer mel?
Resposta: Provérbios 25:16

25 — Quem cozinhou uma junta de bois, e assim alimentou uma multidão?
Resposta: I Reis 19:21


Dominó Bíblico 1

1 - O primeiro participante diz um nome da bíblia (pode se convencionar só nomes de pessoas, cidades, etc).
2 - O próximo participante deverá dizer um nome começado com a última letra do nome mencionado pelo anterior.
Por exemplo : 1) Moisés - 2) Samuel - 3) Lameque - 4) Esaú - 5) Urias, etc.
3 - Em caso de dúvida quanto a grafia ou existência do nome, o participante deve mostrar a passagem onde este nome é citado ou ter um tempo (30 segundos ? , 1 minuto ?) para achá-lo em sua bíblia. Caso não o encontre, está fora, mesmo que durante este tempo lembre de outro nome (p/ evitar alegações de que o achou enquanto procurava o nome discutido).
4 - Único nome bíblico fora da brincadeira : Félix (não existem nomes na bíblia começados com x).
5 - A medida que os participantes ou não lembram, ou esgotam o tempo concedidos a eles, vão sendo eliminados. O último a dizer um nome é o vencedor desde que se lembre de mais um nome começado com a letra da seqüência.
Por exemplo : Restando apenas 2 participantes 1 deles diz o nome Onésimo. Caso o outro participante não se lembre de nenhum nome começado com a letra "O", o participante que disse Onésimo deverá dizer outro nome começado com "O", como Orfa, Onã, Onri, etc, para ser o vencedor. Caso nenhum dos dois se lembre, haverá empate.
6 - A medida que os desbravadores vão descobrindo as genealogias, para mantê-los no verdadeiro objetivo do jogo que é estimulo ao estudo da Bíblia, pode - se dificultar o uso deste recurso através da obrigatoriedade de dizer alguma coisa a respeito do personagem em questão, o que no caso das genealogias forçá-los á a decorarem no mínimo o nome do pai do sujeito em questão (por exemplo : Orem filho de Jerameel - I Cron. 2 : 25).
7 - Também é eliminado da brincadeira quem repetir algum nome já dito anteriormente, por isso é útil que cada participante vá fazendo uma lista do nomes ditos, ou em caso de estar em sala, ser feita esta anotação no quadro.
8 - Outra opção é a de se fazer o jogo em pequenos grupos (2 ou 3) no máximo, onde cada grupo sugere um nome, em vez de individualmente, especialmente se houver muitos juvenis não adventistas no clube. (problema : devido a necessitar de mais tempo para as confabulações, desta forma é mais demorado).
9 - Para que se possa fazer várias rodadas, e premiar vários participantes, recomenda - se o uso de prêmios de valor baixo, como bombons, adesivos, canetas, revistas, etc. Em caso de empate, premiar a ambos. Não esquecer de dar algum prêmio de consolação aos demais participantes, como um "bis", bala, etc.


Dominó Bíblico 2

Este jogo é assim denominado mais por ter evoluído a partir do anterior, do que por parecer - se com um dominó. A idéia nos ocorreu após termos visto alguns desbravadores fazendo listas de nomes começados com letras difíceis, notadamente a letra "O". Para driblá-los procedemos da mesma forma que eles, mudamos a competição para listas de nomes, conforme se segue :
1 - Convenciona - se uma seqüência de letras (em ordem alfabética, somente vogais, somente consoantes, etc).
2 - Convencionando-se a ordem alfabética (por ex.), o primeiro participante diz um nome começado com a letra A.
3 - Sucedem - se os participantes, dizendo nomes começados com A, sendo eliminados os que não se lembrarem de novos nomes, sendo declarado vencedor da etapa A, o último a se lembrar de um nome começado com a referida letra. (Assim existe um pequeno componente de sorte).
4 - A seguir repete-se o procedimento com a letra seguinte convencionada (no caso "B").
5 - Podem ser feitas quantas letras o tempo permitir naquela reunião, continuando - se a seqüência nas próximas reuniões. (Isto também estimula os desbravadores a não faltarem).
6 - Da mesma forma que o anterior, assim há possibilidade de termos vários "vencedores" na mesma reunião, o que atenua a possibilidade de hostilidade e exacerbação do espírito de competição entre eles.





PROCURANDO O PAR

Nós iniciamos esta dinâmica no sábado passado e foi um sucesso. Ver a igreja toda após o culto participando e termos o JA com 80% do público da manhã.
Faça convites individuais com tema, horário do programa convidando os membros para o JA. Eu fiz na medida 5 x 8 e coloquei cada convite dentro de uma embalagem laminada e coloquei aquele adesivo de bolinha, tudo em prata para chamar a atenção. No verso de cada convite escrevemos o nome de personagens bíblicos em duplicidade. Fizemos a distribuição no horário dos Anúncios, colocamos o CD Jovem e toda a equipe com crachás surgiu dos fundos da igreja com o Fundo musical, explicamos e distribímos para cada membro. No final do culto todos começaram a questionar: Você é Paulo? Obadias? José?
A tarefa era localizar o seu parceiro bíblico e comparecer no JA. No horário do JA fizemos um concurso - aquele que está na Ação Jovem deste trimestre, que é bem diferente, formando palavras - e classificamos apenas 15 duplas. Estavam participando aproximadamente 50 duplas.No próximo JA haverá outra eliminatória com o concurso Armas ao Ar cego. 6 duplas serão classificadas. E o prêmio final será uma vaga no passeio que realizaremos no próximo mês.


Brincadeiras Interessantes

1 - Representar ou encenar uma passagem Bíblica - CENA VIVA. Dar pontos pela melhor apresentação e pelo grau de facilidade para entender a cena, (uma variante desta brincadeira é tentar representar um provérbio, outra variante é tentar de duplas, um deles tira um versículo da "caixinha de promessas" e tenta interpretar com gestos para que o outro adivinhe. Em todos os casos premiar a boa apresentação e inventividade e não somente por descobrir o verso. Também é necessário que em caso de dúvida, o verso seja inteligível (ou não seja entendido), por outras pessoas do grupo, porque talvez a pessoa não esteja adivinhando por conhecer poucos versos).

2 - Citar uma palavra e os participantes devem cantar um hino que contenha a mesma. 

3 - Concurso de memorização com versos ou salmos. 

4 - Memória bíblica : Montar uma mesa com objetos que lembrem histórias bíblicas, o grupo tem um tempo determinado para olhar, depois devem dizer ou desenhar a ordem em que os objetos estavam e identificar a estória com que se relacionam os objetos. Outra variante é relacionar os objetos com versículos e em vez de identificar a historia, os participantes devem falar um versículo que se relacione com cada objeto mostrado.

5 - Sons da natureza : Durante um passeio os participantes devem ir tentando identificar o maior número possível de sons diferentes, repetindo - os ou citando - os no final do mesmo. 

6 - Combinações na Natureza : O líder deve ir previamente a área onde o grupo passará, e ir coletando em um saco opaco materiais da natureza, (folhas, pedras, sementes, galhos, flores, etc). A medida que o passeio prossegue nos locais adequados, as amostras são retiradas do saco e exibidas ao grupo, que então tenta combinar o material mostrado com alguma outra coisa da área de visão imediata, continua - se a brincadeira até o término do passeio ou dos objetos, dando pontos aos que acertarem ou que demonstrarem criatividade. 

7 - Caminhada Musical : Dividir o grupo em frações suficientes para 4 subgrupos, encaminhando - os para os 4 pontos cardeais. Definir um tempo de exploração. Ao caminhar o grupo vai anotando itens que lembrem hinos ou cânticos. Não se deve levar o hinário juntos. Ao retornarem ao ponto de partida na hora marcada (premiar a pontualidade), cada grupo diz que hinos relacionou com que objetos da Natureza. Ao final fazer uma "festa musical" com as músicas mencionadas.

8 - Caminhada Bíblica : Variante da anterior, usando passagens ou histórias bíblicas como ponto de relação.




RESISTÊNCIA À PRESSÃO SOCIAL



Objetivo: criar na pessoa a capacidade, o equilíbrio e a maturidade suficientes para aceitar críticas, superar impasses, pessimismos, desânimos, censuras sociais e outras.
Tamanho: 30 pessoas
Tempo: 40 minutos
Descrição: este exercício é muito válido, sendo aplicado depois que o grupo já atingiu um determinado grau de solidariedade e conhecimento mútuo, e sendo por todos aceito. Para sua realização:
- Dois ou três participantes, voluntários ou escolhidos pelo grupo, um de cada vez implacavelmente vai a passarela em frente de cada participante e diz-lhe tudo o que lhe parece saber, os aspectos positivos, negativos e reticências;
- Havendo tempo e interesse, é ótimo que todos o façam, constituindo, assim, tantas "fotos" de cada indivíduo, quantos forem os participantes;
- Este exercício permite, entre outras, a seguinte variação: o coordenador poderá pedir que cada participante aponte os aspectos positivos, negativos e reticências do seu colega sentado à direita.

RECADINHOS

Fazer um circulo entre as pessoas presentes e cada um coloca seu nome na folha e em seguida passa a folha pra pessoa ao lado.
Conforme cada um pega uma folha, deve deixar um recado com elogios, palavras de animo ou conforto, versos biblicos etc..
No final, cada um receberá sua própria folha com mensagens especiais para guardar de recordação.
É uma atividade muito legal e interessante pois normalmente recebemos elogios que nem imaginamos ter.

RECORDAÇÕES DA INFÂNCIA

Participantes: 7 a 15 pessoas
Tempo Estimado: 30 minutos
Modalidade: Experiência de Vida.
Objetivo: Proporcionar o conhecimento recíproco da infância de cada integrante.
Material: Perguntas preparados pelo coordenador em número superior ao número de integrantes.
Observação: Deve-se evitar perguntas que levem a recordações tristes.
Descrição: Cada integrante recebe aleatoriamente uma pergunta e a lê em voz alta para os demais, respondendo-a em seguida. As perguntas podem ser reutilizadas.

Propostas de perguntas:
- Como era seu melhor amigo(a)?
- Como seu pai gostaria que você fosse?
- O que você imaginava ser quando crescesse?
- Quais os seus sonhos de infância?
- Qual a melhor lembrança de seu padrinho?
- Qual a melhor lembrança de seu pai?
- Qual a melhor lembrança de sua infância?
- Qual a melhor lembrança de seu mãe?
- Qual a sua primeira grande alegria?
- Qual o seu primeiro contato com Deus?
- Quando você descobriu que Cristo morreu por nós?

QUEM SOU EU? DESCUBRA SEU IRMÃO


Esta dinâmica foi realizada numa tarde da Mulher Cristã em Ação de minha igreja numa tarde pela coordenadora de programas e ficou muito legal, pois todas saíram se conhecendo bem melhor, achei interessante o fato de assumirmos que temos defeito e que devemos trabalhar para melhorarmos como pessoa e se socialmente somos aquilo mesmo que somos ou se estamos passando uma outra imagem de nós mesmos. LÁ VAI:

Cada participante deve ir a frente se apresentar e falar de sua melhor qualidade e de seu melhor defeito.

Depois numa tira de papel cada um colocar suas características pessoais (não podem ser as mesmas da apresentação), tais como: sou emotivo, sou vaidoso, sou muito alegre, sou muito pontual, sou chorão, sou preguiçoso, gosto muito de trabalhar na igreja, etc...Não se deve colocar o nome da pessoa que escreveu. Depois embaralhar os papéis e cada um deve tirar um papel ler lá na frente e adivinhar a pessoa com tais características. A que acertar ganha uma salva de palmas, um abraço da pessoa que ele adivinhou as características e comentar alguma coisa

QUEM SOU EU?

Objetivo: Conhecimento Pessoal

Material: papel e caneta

Desenvolvimento:

1. Refletir individualmente:

- A vida merece ser vivida?

- Somente a vivem os que lutam, os que querem ser alguém?

2. Escrever numa folha

- Quem sou eu? (enumerar seus valores, qualidades e defeitos).

- O que eu quero ser? (escrever o que quer com a vida, os seus objetivos e ilusões).

- Como atuo para chegar no que quero?

3. Terminada a reflexão pessoal, formar grupos para partilhar.

4. Avaliação:

- Como cada um se sentiu ao se comunicar?

- E depois da dinâmica?

Variação: Dividir a turma em dois grupos e cada participante responderá nas folhas em branco todos os questionamentos e entregá-las ao mediador o mesmo lerá sem dizer o nome do autor, a equipe contraria terá que descobrir de quem são os dados que o mediador esta lendo. Ao final todos saberão o quanto o grupo conhece cada participante.

QUEM SOU EU? (PARTE II)


Esta dinâmica terá de 10 a 15 perguntas com o objetivo de saber dos irmãos o que eles gostariam de ser (seja lá o que for).
A dinâmica começa assim:
Se você fosse um....
1- Personagem bíblico, qual personagem você seria?
2- Árvore, que árvore você seria?
3- Livro da Bílbia, que livro você gostaria de ser?
Você pode definir à vontade as opções.
As respostas deverão ser escritas no papel que os participantes receberam, não esquecendo de colocar o nº da pergunta e o seu nome.
Depois de recolhidos, o coordenador sorteará 2 ou 3 papéis e lerá as repostas, sem dizer o nome de quem as escreveu.
No final, o coordenador perguntará: QUEM SOU EU?
E a pessoa que se identificou com as respostas se levantará e dirá em voz alta o seu nome, ganhando assim um brinde.

Esta dinâmica envolve toda a igreja, que gosta de responder a estas perguntas.
Materiais utilizados: papel e canetas para todos ou pelos menos para maioria dos participantes.


 

QUANDO ENTREGAMOS A DEUS


Material:papel oficio, não precisa está em branco
Vc explica que irá falar várias situações que te deixa muito irritado e no final de cada uma elas irão balançar o papel, fazendo assim muito barulho.
Ex.(vc está cansado, está um sol muito forte, vc vai a um lugar q não conhece, pede informações, alguém diz: suba aquela ladeira, desça a outra e vire a esquerda e suba outra ladeira chegando lá, vc descobre que te deram uma informação incoreta (pede p/ balançar o papel) vc faz muito barulho.
Vc está com muita fome,lembra que antes de sair sua mãe lhe disse que preparou sua comida preferida, vc vai pra casa pensando na comida, corre para o fogão! e descobre, seu irmão comeu sua comida toda e não deixou nada pra vc.(balança o papel) vc faz muito barulho.
Seja criativo nas situações, pode ser umas 6 a 7
No final de tudo, vc pede pra todos irem amassando o papel devagar e enquanto isso vc vai falando que quando entregamos nossas irritações, nossas iras, nossa raiva a Deus, quando entregamos tudo!não fazemos mais barulho, aí vc pede para desamassarem o papel e balançar novamente (o papel não faz nehum barulho)
Pode fazer a dinâmica todos irão amar.


QUAL É A MÚSICA?

A dinâmica funciona assim...
Ela pode ser feita com todos as pessoas presentes,
Voê precisa de um teclado ou piano e logicamente alguem que posso toca-lo.

Essa dinâmica é inspirada no programa de televisão "Qual é a música?".
A pessoa que vai desenvolver a dinâmica, deve escolher previamente algumas musicas do hinário, por serem mais facil. Então a pessoa que sabe tocar o instrumento, irá tocar umas 3 ou 5 notas de uma música, então os irmãos vão tentar descobrir qual música ele está tocando. Quem estiver desenvolvendo a dinâmica deve explicar bem o objetivo da mesma, que é conhecer mais as músicas do hinário

QUEM GUIA VOCÊ?

Em uma sala escura você coloca alguns objetos como cadeiras, messas entre outras coisas(naum precisa ser muitas coisas, mas que fiquem espalahadas de preferencia), depois você venda os participasntes e os leva em grupo de 2 a 5(dependendo do seu tempo e do numero de participantes)em fila indiana(um atras do outro) com a mao no ombro de quem esta na frente. E vai guiando o primeiro silenciosamente falando esquerda, direita e sigua reto.
Fassa tragetos com os grupo de vairos tamanhos, longos, curtos, dificeis e assim por diante.
No final do trageto eles devem terminar em algum lugar com a imagem de deus a sua frente.

Objetivo: mostrar que ha varios caminhos mas todos trerminam no mesmo lugar

QUAL É A MENSAGEM FINAL?


Peça que os irmãos se posicionem em forma de arco ou linha reta,use o maior número de irmãos possíveis e diga duas mensagens (nem muito longa, nem muito curta), uma para o irmão da ponta e outra para o irmão da outra ponta. Obs: não pode ser verso biblico, nem frases conhecidas, mais que tenha a ver com a vida cristã. Fica mais interesante ainda se for escrita num papel, sendo assim, ela deve ser entregue aos irmãos das duas pontas e dado um pequeno tempo para o irmão lêr e memorisar. Depois tome o papel com a mensagem da mão do irmão e peça que ele conte para próximo, bem baixinho ao pé do ouvido. Depois peça pra ambos os irmãos das pontas contar a mensagen final que recebeu. Vai ser uma confusão só. O objetivo é guardar a palavra no coração até o fim. Pois no tempo do fim, ninguém a achará por ai!

PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO

Nós iniciamos esta dinâmica no sábado passado e foi um sucesso. Ver a igreja toda após o culto participando e termos o JA com 80% do público da manhã.
Faça convites individuais com tema, horário do programa convidando os membros para o JA. Eu fiz na medida 5 x 8 e coloquei cada convite dentro de uma embalagem laminada e coloquei aquele adesivo de bolinha, tudo em prata para chamar a atenção. No verso de cada convite escrevemos o nome de personagens bíblicos em duplicidade. Fizemos a distribuição no horário dos Anúncios, colocamos o CD Jovem e toda a equipe com crachás surgiu dos fundos da igreja com o Fundo musical, explicamos e distribímos para cada membro. No final do culto todos começaram a questionar: Você é Paulo? Obadias? José?
A tarefa era localizar o seu parceiro bíblico e comparecer no JA. No horário do JA fizemos um concurso - aquele que está na Ação Jovem deste trimestre, que é bem diferente, formando palavras - e classificamos apenas 15 duplas. Estavam participando aproximadamente 50 duplas.No próximo JA haverá outra eliminatória com o concurso Armas ao Ar cego. 6 duplas serão classificadas. E o prêmio final será uma vaga no passeio quEssa dinamica é muito interessante e sabendo faze-la ficará muito boa.

1. Passo - você deverá falar sobre algumas marcas famosas:
ex:quem tem mil e uma utilidades.....(dar tempo p/pensar)bombril.;duvidar pra que.....detergente é ipê.;abra a cabeça.....kuat.;dentre outros
2. Passo - você agora vai entregar algumas folhas para cada participante e pedirá que eles façam uma propaganda sobre se eu fosse me vender como eu me venderia(na publicidade)dê tempo para fazerem
3. Passo - agora peça que venda um amigo que esteja presente(na publicidade)der tempo.
4. Passo - para fazer um comercial como você venderia Jesus(dê tempo)
5. Passo - convide 2 participantes de cada passo e peça para ler o que escreveram, depois faça uma anlise sintentica sobre cada passo:

1. como é dificil falar de nós mesmos(comente)
2.como é facil falar do proximo(defeitos e qualidades)
3.como maquinamos quando falamos de jesus geralmente comentamos o que outros dizem(comente)

Essa dinâmica tem vários objetivos, então você pode usá-la de várias formas.
 

PRESENTEANDO MEU AMIGO

Convida-se duplas, mãe e filho, pai e filho, amigos, veda-se os olhos de um deles, e começa a perguntar que presente ele gostaria de dar a seu amigo.
Opção:

A) um beijo (faz somente os gestos);
B) um abraço (faz somente os gestos);
C) um aperto de mão (faz somente os gestos);
D) um cafuné (faz somente os gestos);
D) um presente legal (mostra ao candidato de olhos vedados).
Ele (amigo de olhos vedados) escolherá sem saber o que está escolhendo.

Obs. Importante a igreja ficar em total silêncio para não induzir a escolha.
Após a escolha revela-se o presente.
Para a próxima dupla, muda-se a ordem dos presentes e muito sucesso.

PRESENTE DE AMIGO

Objetivos:Enaltecer qualidades dos integrantes do grupo.
Material:Lápis e papel para os integrantes.
Como Fazer:
1. O coordenador divide o grupo em subgrupos de quatro a seis integrantes e, em seguida, expõe o seguinte:
a) "Muitas vezes apreciamos mais um presente pequeno do que um grande. Muitas vezes ficamos preocupados por não sermos capazes de realizar coisas grandes e negligenciamos de fazer coisas menores, embora de grande significado. Na experiência que segue, seremos capazes de dar um pequeno presente de alegria para alguns integrantes do grupo."
2. Prosseguindo, o coordenador convida os integrantes para que escrevam mensagens para todos os integrantes de seu subgrupo.
3. As mensagens devem ser da seguinte forma:
a) Provocar sentimentos positivos no destinatário com relação a si mesmo;
b) Ser mais específicas, descrevendo detalhes próprios da pessoa ao invés de características muito genéricas;
c) Indicar os pontos positivos da pessoa dentro do contexto do grupo;
d) Ser na primeira pessoa;
e) Ser sinceras;
f) Podem ser ou não assinadas, de acordo com a vontade do remetente.
4. As mensagens são dobradas e o nome do destinatário é colocado do lado de fora.
5. Então elas são recolhidas e entregues aos destinatários.
6. Depois que todos tiverem lido as mensagens, segue-se a conclusão da dinâmica com um debate sobre as reações dos integrantes.